Bahia – Brasil || Caminata Tupinambá reclama la demarcación de tierras indígenas

A manhã de hoje, na cidade de Olivença, foi marcada pela Caminhada Tupinambá em defesa do território indígena. Cerca de 1000 indígenas e não-indígenas percorreram 7km de caminhada em homenagem aos mártires do episódio que ocorreu em 1559, conhecido como Massacre do Cururupe.

O ato saiu da praça central de Olivença e se deslocou até as margens do Rio Cururupe. Com faixas exigindo a demarcação das terras indígenas e o fim dos conflitos, diversas lideranças somaram força para dizer “Presidente devolva nossas terras, devolva nossas terras que nós estamos em pé de guerra”.

Há mais de dez anos que o Povo Tupinambá espera, do Estado Brasileiro, a conclusão do processo demarcatório da Terra Indígena de Olivença. Os estudos antropológicos que comprovam e identificam a ocupação tradicional do território já foram feitos e até o momento nem o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, nem a Presidenta do Brasil, Dilma Rousseff (PT), se posicionaram efetivamente para sanar os conflitos e demarcar as terras indígenas.

A posição do Estado Brasileiro está trazendo conseqüências drásticas ao povo indígena do sul da Bahia. Nos últimos meses, professores indígenas foram espancados, carros da Sesai foram incendiados, casa de indígenas foram queimadas, além das constantes ameaças de morte. Tudo isso munido a partir do discurso de ódio patrocinado pelos fazendeiros, divulgado pela mídia local e causado pela omissão do Estado Brasileiro.

Como forma de resistência, os indígenas estão mobilizados na auto-demarcação de suas terras, retomando o território Tupinambá e pressionando o Governo Brasileiro na solução dos conflitos.

Guerreiro Tupinambá / Foto: Pedro Alves________________________________________________________

 

Durante está semana, postaremos mais informações exclusivas direto do território Tupinambá, sul da Bahia.

Foto: Pedro Alves | Guerreiro Tupinambá | Caminhada 2013

Anuncios

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s