Brasil || Justicia Federal reconoce al asentamiento Milton Santos como área de Reforma Agraria

Assentamento Miltons Santos é consolidado pela Justiça Federal

Da Página do MST

A 21ª Vara Federal do Estado de São Paulo decidiu que a área onde se localiza o assentamento Milton Santos pertence ao INSS. A área do assentamento pertencia à família Abdalla e foi repassada em 1976 ao INSS como forma de pagamento de dívidas com a União. {A7CCD12D-0AB7-4A2A-B863-C63D3482FA1B}_assentamento-milton-santos

A ação é um desdobramento da suspensão de reintegração de posse da região, perpetrada no dia 22 de março deste ano pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região. Ambas as ações fizeram com que o Judiciário reconhecesse a legitimidade do assentamento como área de Reforma Agrária.

O Milton Santos foi reconhecido pelo Incra em julho de 2006, mas em  28 de novembro de 2012 a Justiça Federal determinou a reintegração de posse da área. Desde então, as famílias do assentamento iniciaram um processo de lutas exigindo que a situação fosse resolvida sem prejudicar os assentados.

De acordo com Nilcio Costa, advogado e militante do MST, “Essa decisão mais recente se baseou no reconhecimento pelo Juiz que, como o INSS não fazia parte do processo desde seu início, ele não poderia ser lesado.”

Com isso, as famílias assentadas vencem uma batalha que se iniciou no começo de 2012 e se estendia até agora, responsável por criar uma situação de insegurança nos assentados, que temiam perder o que conquistaram com o trabalho no assentamento.

Para Nilcio, a mobilização das famílias teve um importante papel nos desdobramentos do caso. “A mobilização das famílias, com o apoio dos movimentos sociais, foi fundamental para denunciar o que estava acontecendo e fazer o poder público se mexer. Não fosse por isso, o Incra, que estava ciente da situação desde 2005, não teria pressionado o Judiciário, e talvez o INSS não tivesse entrado em cena para reclamar a área”.

Anuncios

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s